Quem sou eu

Santista.Estudante de Comex da Metodista.Capricorniana.2.1.estágiária de uma Multinacional. Mesmo vivendo nessa correria do dia a dia, malas , duas casas , temperaturas diferentes , pessoas diferentes , confessa ter um único fio a ligar todas as suas artes, amor pela VIDA!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Recrutamento e Seleção - Como ocorre o processo?

Recrutamento Interno
A empresa tem a conduta de primeiramente fazer um processo de seleção interna através da Central de Oportunidades (COB) que oferece aos colaboradores a perspectiva de novas oportunidades de desenvolvimento profissional em diversas áreas da empresa. Podem participar do COB colaboradores efetivos, estagiários e terceiros com pelo menos um ano no cargo atual.
Caso haja o interesse pela vaga, o colaborador deve seguir os passos que são orientados pelo próprio RH da empresa.
O primeiro passo é o contato do colaborador com o RH através da inscrição pelo próprio informativo interno indicando o interesse pela vaga.
Antes do recrutamento e seleção é feito uma análise das especificações do cargo (conhecimentos, habilidade e capacidades exigidos para a pessoa que irá executar o trabalho) e a descrição do cargo, ou seja, a declaração das tarefas, deveres e atividades que determinado cargo exige.

Se o processo de seleção de pessoas for feito através do recrutamento interno é usado o RH operacional o qual faz a busca do candidato certo para a VAGA certa diferente do recrutamento externo o qual  faz a busca do candidato certo para a EMPRESA certa.
Recrutamento Interno:

Após o primeiro contato descrito avalia-se o canditado preenche as qualificações técnicas da
vaga e atua nos limites impostos pelo cargo ou função.

São avaliados os Gaps (o que o cargo oferece x o que o canditado oferece)

Para identificar o que o candidato oferece é feito o primeiro processo de seleção por meio de testes, entrevistas ou grafologia e encaminhado para o gestor solicitante o qual dará continuidade ao processo através de entrevistas e avaliações de capacidade cognitiva.

Lembrando que  sempre que um colaborador for concorrer a uma vaga no COB deve-se comunicar imediatamente o seu gestor , onde o mesmo deve apoiá-lo.

Assim que o gerente escolhe o candidato ideal que entrará em sua equipe depois de avaliados no máximo 5 currículos junto ao RH , que por sua vez, comunicará a área antiga do candidato e definir a data de início.

Recrutamento Externo

Quando a empresa opta por encontrar candidatos fora de seu ambiente interno para preencher uma vaga. Esta vaga pode ser por substituição (demissão, aposentadoria ou promoção) ou aumento de quadro. As fontes de recrutamento devem ser a mais apropriada conforme a concepção da vaga.

Primeiro passo, a área responsável pela vaga comunica o RH da necessidade de um novo integrante ao grupo e passa as informações necessárias (competências, habilidades, conhecimento e atitudes) para o recrutamento.

Através de fontes externas como Anúncios (jornais, revistas, rádio, televisão, quadros, cartazes, e-mail), no caso da minha empresa é através do próprio site da  empresa que é feito o depósito do CV e  divulgação de vagas ou através de agências ou outros sites contratos pela própria empresa para a primeira seleção.

Inicia-se o processo de seleção com a descrição da empresa, dados sobre o cargo, descrição do cargo, aplicação de testes de capacidade cognitiva, testes de cultura geral, testes de línguas, testes de personalidade, solução de cases (Dinâmicas) e por último a entrevistas com gestores da área e com o presidente da empresa.

Após uma série de fases, entrevistas, perguntas e respostas é selecionado o candidato e o RH dará andamento a parte burocrática.

Essa é uma forma padrão de recrutamento externo, lembrando a busca pelos Jovens Talentos são feitos através de dois programas os quais terão suas particularidades de seleção (programa de Trainee e programa de estágio os quais terão seus pré requisitos para seleção ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário