Quem sou eu

Santista.Estudante de Comex da Metodista.Capricorniana.2.1.estágiária de uma Multinacional. Mesmo vivendo nessa correria do dia a dia, malas , duas casas , temperaturas diferentes , pessoas diferentes , confessa ter um único fio a ligar todas as suas artes, amor pela VIDA!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Processo de Responsabilidade Social / Sustentabilidade vinculados ao RH

Algumas empresas pretendem dar um passo maior no que se refere à sustentabilidade, como a empresa a qual trabalho. Embora não exista uma política única que atrele indicadores ambientais à remuneração, é possível perceber algumas iniciativas que vinculam parte do Programa de Participação nos Resultados (PPR) a algumas ações de conscientização ambiental. Mas a missão que a empresa alemã quer realizar na América do Sul pode servir de mapa para todas as demais no mundo: transformar a sustentabilidade em uma competência.
Trata-se, de acordo com gerente de RH da empresa, de um desafio criado pelo Comitê de Sustentabilidade. "Nossa tarefa, agora, é traduzir essa nova competência em comportamentos que vão evidenciá-la". A partir da identificação desses aspectos e da consolidação dessa competência, será mais fácil cuidar da gestão de pessoas de forma atrelada à sustentabilidade: desde o processo de recrutamento e seleção à remuneração, passando por outras questões como desenvolvimento. Seria a gestão por competências sustentáveis. Um dos quatro pilares da empresa é o desenvolvimento sustentável. Mas não é apenas a empresa que deve ser sustentável. Quem deve ser também é o colaborador, dentro e fora da empresa.
A empresa organizou um treinamento de comportamento seguro nas unidades fabris. A segurança dos colaboradores, na organização ou em casa, também faz parte da sustentabilidade. A participação dos funcionários no curso e a avaliação posterior do que haviam apreendido serviram também de base na composição do PPR.
Foi  realizado também um treinamento na divisão de tintas sobre redução da emissão de gás carbônico. Um terço dos funcionários participaram do programa e atuaram como agentes multiplicadores. No cálculo do PPR também foi levado em consideração o quanto eles aprenderam nesse curso e o quanto já aplicavam de conhecimento. Não deixa de ser uma forma de atrelar parte da remuneração à sustentabilidade.
Criar programas para reduzir a emissão de CO2, como o da nossa empresa, oferecer capacitação de desenvolvimento ambiental e reduzir o consumo de insumos naturais são exemplos de ações que podem gerar indicadores para a política de remuneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário